Home > Noticias > Inflação anual reduziu em Abril
Notícia

Inflação anual reduziu em Abril

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a inflação anual reduziu para 9,61 por cento em Abril, devolvendo a inflação para um dígito depois de ter atingido 10.85 por cento em Março.

Os produtos alimentares e transportes tiveram maior influência na redução da inflação, depois do aumento registado em Março, explicado pelo efeito das inundações sobre a oferta dos produtos frescos e o agravamento da tarifa dos transportes públicos de passageiros.

“Registou-se ligeira contenção da inflação em Abril, 0,24 por cento, em termos acumulados foi de 3,5 por cento e a homologa 9,6 por cento”, lê-se no Índice do Preço ao Consumidor, informação prestada pelo INE.

Da leitura feita às variações, significa que de Janeiro a Abril do ano em curso o país registou um aumento de preços na ordem de 3,58 por cento.

“De Janeiro a Abril do ano em curso, o país registou um aumento de preços na ordem de 3,58%. A divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas teve maior aumento de preços ao variar com 2,66pp positivos”, refere o Índice do Preço ao Consumidor de Abril, citado pela Lusa.

De acordo com os dados, a variação mensal, acumulada e homóloga por centro de recolha de preços que serviram de referência para a variação de preços do país, nota-se que em Abril findo, somente duas cidades tiveram uma variação negativa face ao mês de Março, nomeadamente Maputo e Xai-xai, zona sul, com -0,12 por cento e -0,60 por cento, respectivamente.

Refira-se que jogam igualmente papel preponderante as decisões do Comité da Politica Monetária do Banco de Moçambique convista a manter uma inflação estável e abaixo de um digito.

  • Leia Mais