Home > Noticias > Segurança alimentar e comércio nas prioridades da Ucrânia na cooperação com Moçambique
Notícia

Segurança alimentar e comércio nas prioridades da Ucrânia na cooperação com Moçambique

Foto: Diário Económico

A Ucrânia deseja estreitar as relações bilaterais com Moçambique e discutir novas oportunidades de cooperação, com destaque para as áreas do comércio e segurança alimentar.

A vontade foi expressa pelo ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, no término de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na manhã de Sexta-feira (26) em Maputo.

“Eu vim a Moçambique instruído pelo presidente ucraniano (Volodymyr) Zelensky para construir o futuro das nossas cooperações bilaterais. Nós vemos potencial em desenvolver o comércio entre os nossos países. Também desejamos ajudar a resolver problemas relacionados com a insegurança alimentar na região e nos tornarmos amigos” disse Kuleba, citado pela AIM.

“Nós vemos muitas oportunidades, eu e o presidente moçambicano acordamos organizar um evento entre as nossas Câmaras de Comércio, porque para impulsionar as trocas nós temos de ter apoio de ambos os lados”, disse.

O diplomata citou como exemplos o comércio, alimentação, indústria farmacêutica, maquinaria industrial e serviços de identificação”.

No que concerne aos serviços de identificação destacou o facto de a Ucrânia ser um dos países mais avançados no mundo na digitalização de serviços públicos.

Frisou que as relações entre os dois países deverão ser na base de benefício mútuo. Aliás, a ainda este ano, e com vista a corporizar o seu interesse, a Ucrânia vai abrir uma embaixada em Maputo.



  • Leia Mais