Acordos sobre cereais permitem escoar dez milhões de toneladas
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse quinta-feira estar “determinado” a alcançar a renovação do acordo de exportações de cereais ucranianos através do Mar Negro, que já atingiu um marco de dez milhões de toneladas métricas transportadas.
Numa declaração à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, Guterres foi questionado sobre o seu grau de optimismo em relação à renovação do acordo, que envolve separadamente a Rússia e a Ucrânia e expira a 19 de Novembro, tendo respondido com uma citação de Jean Monnet: “Não estou optimista, não estou pessimista, apenas determinado”.
“E todos deveríamos estar determinados em fazer o que for necessário para garantir que temos a renovação da iniciativa dos cereais do Mar Negro e, ao mesmo tempo, que resolvemos os problemas que persistem na exportação de alimentos e fertilizantes russos”, afirmou, citado pela Lusa.
Momentos antes, Guterres havia anunciado que trazia “notícias esperançosas num mundo agitado em turbulência”, indicando que, até ao momento, dez milhões de toneladas métricas de cereais foram enviadas pelo corredor do Mar Negro.
- Leia Mais
Redes Sociais