Agro-indústrias e debulhadoras reforçam produção no centro
Quatro unidades de processamento de feijão e arroz foram ontem entregues, em Manje, sede distrital de Chiúta, na província de Tete, pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, às províncias de Tete, Zambézia, Sofala e Manica.
Trata-se de um financiamento em espécie, denominado “AGRIVALE”, providenciado pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ), e a entrega foi feita durante a cerimónia de lançamento da campanha de comercialização agrícola 2024.
As unidades estão avaliadas em cerca de 60 milhões de meticais. Cada agro-indústria beneficiária vai pagar apenas 70 por cento do valor total do equipamento recebido.
O director-geral da AdZ, Roberto Albino, afirmou que esta acção visa incentivar iniciativas do sector privado na estruturação das cadeias de valor estratégicas na região do Vale do Zambeze, com enfoque na agro-industrialização.
“O feijão produzido ao longo do vale, por exemplo, é apreciado além-fronteiras e estas unidades garantem a limpeza e sua classificação. Nos últimos anos vários países demandaram variedades de feijão, mas havia dificuldade para fornecer devido a estas duas adversidades. Assim, a exportação vai ser maximizada”, assegurou, citado pelo jornal Notícias.
- Leia Mais
Redes Sociais