Home > Noticias > Brasil e Moçambique entre os maiores produtores mundiais de tabaco
Notícia

Brasil e Moçambique entre os maiores produtores mundiais de tabaco

O Brasil tem a terceira maior área de cultivo de tabaco no mundo e Moçambique a oitava, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

A pretexto do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala em 31 de Maio, o relatório refere que, com 357.230 hectares, o Brasil lidera na região das Américas e é, com a China e a Índia, responsável por mais de 55% da produção mundial de tabaco, continuando a manter a sua produção sem aumentar a área cultivada.

Moçambique, com uma área cultivada de 91.469 hectares é o terceiro na região africana, a seguir ao Zimbabwe (112.770 hectares) e Malawi (100.962).

No relatório, intitulado “Dia Mundial Sem Tabaco – Cultivar alimentos, não tabaco”, a OMS insta os governos “a deixarem de subsidiar a cultura do tabaco e a apoiarem culturas mais sustentáveis que poderiam alimentar milhões de pessoas”.

“O tabaco é responsável por oito milhões de mortes por ano, mas os governos de todo o mundo gastam milhões a apoiar as explorações de tabaco”, afirma no relatório o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS recorda que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam insegurança alimentar aguda.

  • Leia Mais