Home > Noticias > BVM atrai empresas do agronegócio
Notícia

BVM atrai empresas do agronegócio

O presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) admitiu segunda-feira, que já recebeu várias demonstrações de interesse de empresas para entrarem no mercado bolsista e que o objectivo é ter pelo menos mais quatro cotadas este ano.

 “Para 2024, não podemos ambicionar ter por objectivo menos de quatro novas empresas a serem cotadas na BVM, face ao desempenho que tivemos em 2023. São várias as empresas que já nos manifestaram a sua intenção de entrarem para o mercado acionista, mas que como naturalmente podem compreender cabe às próprias empresas a comunicação pública dessa decisão”, disse Salim Valá, em entrevista à Lusa.

 “Vamos procurar atingir pelo menos quatro empresas, e procurando atrair também empresas ligadas ao agronegócio, ao turismo, as pescas, ao setor de transportes. E acreditamos que até final de 2025 pelo menos um banco comercial estará cotado na BVM”, acrescentou o presidente do conselho de administração, garantindo que há contactos nesse sentido.

 A BVM contava no início de 2023 com 12 empresas cotadas e ao longo do ano viu mais quatro entraram para o ‘portfolio’, todas diretamente no Terceiro Mercado – além do mercado principal a BVM tem ainda o Segundo Mercado -, casos das sociedades WEIYUE (Consultoria e Gestão), Zaya Group (Indústria Avícola), Trassus (Comércio de Mobiliário) e RGS AGRO (Indústria Açucareira).

  • Leia Mais