Home > Noticias > Cheias poderão afectar cerca de 24 mil pessoas nas bacias dos rios Umbelúzi E Incomáti
Notícia

Cheias poderão afectar cerca de 24 mil pessoas nas bacias dos rios Umbelúzi E Incomáti

A Direcção Nacional De Gestão De Recursos Hídricos (DNGRH) alerta para o risco de cheias e inundações nas bacias hidrográficas dos rios Umbelúzi e Incomáti, que poderão afectar pelo menos 24 mil pessoas.

Segundo o director nacional de gestão de recursos hídricos, Messias Macie, cerca de 10 mil pessoas poderão ser afectadas no rio Incomáti e 14 mil no rio Umbelúzi.

O facto deve-se a persistência das fortes chuvas elevadas registadas nas últimas 24 horas na vizinha África do Sul e no reino de Eswatini, que compartilham estas bacias com Moçambique.

Macie explica que as chuvas que caíram nos dois países vizinhos, cerca de 300 milímetros em 24 horas, levaram a saturação das duas bacias hidrográficas.

“Estarão a entrar para o nosso país caudais da ordem de mil metros cúbicos por segundo e por três mil metros por segundo, e está situação vai causar inundações no país”, advertiu em conferência de imprensa havida hoje em Maputo.

Apesar de ser classificado como um de nível cheia moderada, a DNGRH prevê que a situação da intempérie poderá inundar cerca de dois mil hectares, e afectar igualmente a transitabilidade rodoviária.

  • Leia Mais