Home > Noticias > CRISE NA AGRUCULTURA: UE disponibiliza 35 milhões EUR a Portugal
Notícia

CRISE NA AGRUCULTURA: UE disponibiliza 35 milhões EUR a Portugal

A ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, anunciou que vão ser canalizados 35 milhões de euros da reserva agrícola para a produção de cereais, pecuária extensiva e apicultura.

Segundo Maria do Céu Antunes, ‘é uma ajuda essencial para responder à crise que o sector enfrenta devido à guerra na Ucrânia e às alterações climáticas’.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a campanha de colheita de cereais para grão de outono e inverno, já concluída, é “a pior de sempre para todas as espécies cerealíferas”. O ano agrícola volta a sofrer os efeitos da situação de seca, quadro que abrange 96,9 por cento do território continental de Portugal.

“A colheita dos cereais para grão de outono/inverno está concluída, confirmando a actual campanha como a pior de sempre para todas as espécies cerealíferas, resultado dos decréscimos de área de produtividade”, adianta o INE nas previsões agrícolas divulgadas e citadas pela RTP..

Os cereais semeados tardiamente, por causa das chuvas de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, foram “muito penalizados”. Por outro lado, a falta de precipitação na primavera e as altas temperaturas penalizaram igualmente o desenvolvimento de cereais praganosos, o que deu azo a um espigamento precoce.

Já a instalação de culturas de primavera e verão “decorreu com normalidade”, dado que o regadio está assegurado em 60 albufeiras. Cinco albufeiras hidrográficas mantêm-se, desde 2022, debaixo de restrições de rega.

  • Leia Mais