“El niño” poderá provocar fome nas regiões centro e sul de moçambique
As regiões sul e centro de Moçambique país poderão enfrentar seca devido a ocorrência do fenómeno “El Niño”, caracterizado pela subida de temperatura e redução de chuvas nos próximos meses, o que pode resultar em fome para as populações.
Esta é uma situação que já está a afectar algumas regiões do mundo, particularmente a África Austral.
O investigador no Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Bernardino Nhantumbo, explicou à Rádio Moçambique, que o sector da agricultura poderá ser o mais afectado no caso da ocorrência deste evento climático.
“O “El Niño” influencia para chuvas abaixo do normal na zona sul do centro do país e acima do normal na zona norte. A nossa maior preocupação tem a ver com essas situações de chuva abaixo do normal que podem resultar em seca nas zonas sul e centro do país onde temos a concorrência de zonas áridas e semi-áridas”, aclarou.
A preocupação é exacerbada pelo facto de a zona sul ser caracterizada por chuvas irregulares. Então, com o fenómeno “El Niño” esta irregularidade acaba aumentando sobretudo tendo em conta que a maioria da população vive a base da agricultura de subsistência.
Por isso, explicou a fonte, “há uma maior probabilidade de não se satisfazer as necessidades hídricas das culturas e isso depois tem um impacto na capacidade de alimentação das comunidades”.
Nhantumbo refere que o fenómeno “El Niño” pode estabelecer-se no país a partir do mês de Setembro prevendo-se o seu impacto para o início da época chuvosa.
- Leia Mais
Redes Sociais