Home > Noticias > EL Nino: Prática de agricultura de sequeiro agudiza vulnerabilidades 
Notícia

EL Nino: Prática de agricultura de sequeiro agudiza vulnerabilidades 

A agricultura de sequeiro continua a dominar o modo de produção no distrito de Guijá, província de Gaza. A situação agudiza vulnerabilidades das populações face a ocorrência do fenómeno El Nino, que pode desencadear insegurança alimentar devido a escassez da chuva condição “sin qua non” para a produção agrícola.

Com um universo de 93 mil habitantes, dos quais 70 por cento vive ao longo das margens do rio Limpopo, com todos os riscos quando há chuvas acima do normal ou quando há escassez, tal como está previsto para este ano e o próximo, situação que pode prejudicar o desempenho agrário e perigar as comunidades que tem na agricultura a base de subsistência.

Segundo a AIM, cerca de 30 por cento da população vive no interior e está mais exposta a secas cíclicas devido as mudanças climáticas que se observam desde 2016, uma vez que o distrito não possui nenhum regadio e depende exclusivamente da chuva para produzir.

A situação foi reconhecida ontem, em Guijá, pelo Administrador local, Jaime Mugabe, durante uma entrevista com órgãos de informação no quadro de mapeamento das zonas críticas face a previsão do fenómeno El Nino.

  • Leia Mais