Home > Noticias > ÉPOCA CHUVOSA: Cientistas   querem acções antecipadas
Notícia

ÉPOCA CHUVOSA: Cientistas   querem acções antecipadas

A Comissão Técnico-Científica sobre Mudanças Climáticas de Moçambique (CTCMC) espera acções antecipadas das instituições do governo, não-governamentais, e das comunidades para travar o impacto das alterações climáticas que podem ocorrer durante a época chuvosa que iniciou em Outubro último.

O facto foi avançado pelo porta-voz da CTCMC, Genito Maúre, que espera ainda uma melhor preparação do subsistema moçambicano de redução do risco e desastres e de adaptação.

Maúre falava à jornalistas antes do início da 4ª sessão da CTCMC evento que teve lugar segunda-feira, em Maputo.

“Estamos a falar da água, da agricultura, de saúde, principalmente para aquelas doenças de veiculação hídrica, que muitas das vezes são associadas ao facto de termos entupidas as nossas valas de drenagem”, disse.

Ninguém pode parar a chuva por isso há que, segundo o porta-voz, as autoridades empenharem-se em efectuar limpeza das valas de drenagem e, com essas acções “provavelmente teremos menos casos de cólera, e outros males”.

Previsões da época chuvosa 2023-2024, já em curso, apontam para a ocorrência de chuvas abaixo do normal, na zona sul, e parte sul da zona centro do país, e chuvas normais com tendência para acima do normal na zona norte, e a norte da zona centro do país, bem como o risco de cheias nas principais bacias hidrográficas.

A previsão prevê também o fenómeno El-Nino que é acompanhado de seca e estiagem, sobretudo para a zona sul, segundo a AIM.

  • Leia Mais