Home > Noticias > FMI projecta crescimento económico de 5% para ano de 2023
Notícia

FMI projecta crescimento económico de 5% para ano de 2023

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projecta um crescimento de cinco por cento para a economia moçambicana no presente ano, um ponto percentual acima da média dos restantes países da região da África Subsaariana.

Este crescimento é o reflexo do bom desempenho da economia nacional registado nos últimos trimestres nos sectores de serviços, indústria extractiva, agricultura e exportações de extracção de gás natural da plataforma FLNG Coral Sul, cujas exportações iniciaram nos finais do ano de 2022.

Apesar das boas perspectivas, o FMI adverte que se mantêm os riscos ligados aos choques naturais como cheias que ocorrem na zona sul país, a insegurança em Cabo Delgado, zona norte, riscos fiscais e o impacto da implementação da Tabela Salarial Única, cujo peso é de 60 por cento das arrecadações fiscais.

Segundo a AIM, este cenário foi apresentado semana passada , em Maputo, pelo representante do FMI em Moçambique, Alexis Mayer, no Seminário intitulado “Perspectivas Macroeconómicas para 2023 e Sustentabilidade das Empresas Moçambicanas”.

  • Leia Mais