Home > Noticias > “Freddy” atinge o país entre hoje e amanhã 
Notícia

“Freddy” atinge o país entre hoje e amanhã 

O Ciclone tropical Freddy poderá entrar no país entre hoje e amanhã pela província de Inhambane, através dos distritos de Inhassoro, Guvuro ou Vilankulo, depois de ter atingido o Canal de Moçambique ontem.

O sistema entrou no Canal de Moçambique como depressão tropical, mas devido às altas temperaturas no mar, 29 a 30 graus Celcius, vai evoluir para tempestade tropical severa, com chuvas fortes e ventos de 160 quilómetros por hora e rajadas de até 180 quilómetros por hora.

Segundo o jornal Notícias, a informação foi partilhada ontem, em Maputo, pelo meteorologista Acácio Tembe, do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), numa reunião do Conselho Técnico do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), alargado a outras instituições.

Na ocasião, o meteorologista referiu que este sistema vai “morrer” no território nacional quando atingir a categoria de baixa pressão, apesar de fazer movimento em direcção à África do Sul e Zimbabwe.

Tembe indicou ainda que, para hoje, prevê-se a ocorrência de chuvas fortes, localmente fortes, principalmente nas províncias de Inhambane e Sofala, com mais de 100 milímetros em 24 horas.

  • Leia Mais