Home > Noticias > Garantida participação de Moçambique
Notícia

Garantida participação de Moçambique

O Grupo de Trabalho de Clima e Resiliência da Plataforma dos Parceiros de Cooperação (DCP) manifestou vontade de dar todo o apoio necessário para Moçambique participar na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) a decorrer de 11 a 22 de Novembro próximo, em Baku, capital de Azerbaijão.

“Gostaríamos de manifestar a nossa disponibilidade para apoiar a delegação de Moçambique que vai participar na COP29”, disse a Chefe da Missão Diplomática da Bélgica, Séverine de Potter, semana finda, em Maputo, durante uma reunião entre o Governo, Parceiros de Cooperação, Sociedade Civil, Sector Privado, e Academia, no âmbito da preparação da participação do país na COP29.

A DCP é constituída por mais de 20 membros (agências e parceiros de cooperação) dispostos a apoiar Moçambique na prossecução do desenvolvimento sustentável inclusivo e na construção da resiliência às mudanças climáticas, e é co-presidida pelas Nações Unidas, Suécia e Bélgica.

Para o efeito, de acordo com Potter, o Governo moçambicano, através do Ministério da Terras e Ambiente (MTA), deve acelerar o processo de submissão da lista das necessidades, incluindo a dos delegados para o considerado maior evento mundial sobre o clima.

“O grupo de trabalho precisa ter uma lista de participantes com todos os detalhes tais como: a instituição ou organização que cada elemento da lista pertence, indicando o tempo de permanência na COP29, e o propósito de cada participante”, afirmou, segundo , a AIM.

  • Leia Mais