Governo já tem parceiro para operacionalização do Projecto ZEPA
O governo garante ter já identificado um parceiro para a operacionalização do Projecto Zona Especial de Processamento Agroindustrial do Corredor de Desenvolvimento Integrado Pemba-Lichinga (ZEPA).
A garantia foi dada, quinta-feira , pelo ministro da Industria e Comércio, Silvino Moreno, falando a jornalistas à margem da Cimeira Extraordinária da União Africana (UA) sobre a Industrialização e Diversificação Económica, que hoje junta Chefes de Estado e de Governo africanos, em Niamey, Níger.
Nesta 16ª Cimeira Extraordinária da UA, a delegação moçambicana é chefiada pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
“O projecto ZEPA está em curso. Já iniciámos, criamos um gabinete para a sua implementação. Temos já realizados os primeiros estudos e identificamos o parceiro”, disse o ministro, citado pela AIM, sem entrar em detalhes.
Contudo, segundo o governante, ao longo do próximo ano haverá ja acções concretas, no âmbito da implementação deste projecto, que surge no âmbito do Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI).
Lançado em Março, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, o ZEPA tem em vista melhorar a produtividade agrícola e o desenvolvimento do agro-negócio nas províncias nortenhas do Niassa, Cabo Delgado e Nampula e central da Zambézia, bem como contribuir para o alcance dos objectivos do processo da industrialização em curso no país.
- Leia Mais
Redes Sociais