Governo norueguês reforça sistema de aviso prévio em Moçambique
O Governo da Noruega vai desembolsar, nos próximos cinco anos, cerca de um milhão de dólares para reforçar o sistema de aviso prévio e adaptação às mudanças climáticas em Moçambique.
Para o efeito, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) e o Instituto de Meteorologia da Noruega (Met Norway) assinaram um Memorando de Entendimento na tarde desta quarta-feira (08) em Maputo.
Na ocasião, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala disse esperar que a parceria melhore a prestação de serviços meteorológicos e climáticos.
“Esta parceria irá envolver o estabelecimento de melhores práticas, discussões colegiais e treinamento no uso de ferramentas compartilhadas, disseminação dos resultados, partilha de ferramentas para gerir e avaliar a qualidade de dados meteorológicos”, disse o governante. “É nossa expectativa que, até 2030, o INAM consiga melhorar a prestação de serviços meteorológicos e climáticos, para informar os decisores a (todos os) níveis, informar e preparar os decisores e o público em geral para enfrentarem os eventos meteorológicos e climáticos extremos”, acrescentou, segundo a AIM.
- Leia Mais
Redes Sociais