Guterres apela à comunidade internacional por doações urgentes para Corno de África
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou ontem a doadores e à comunidade internacional para que financiem urgentemente os planos de resposta humanitária deste ano para o Corno de África e “evitem uma catástrofe”.
De acordo com Guterres, esses planos de resposta humanitária estão apenas financiados em cerca de perto de 20%, o que considerou “inaceitável”.
“Crises atrás de crises ameaçam as vidas e os meios de subsistência de milhões de pessoas em todo o Corno de África: a seca mais longa já registada, deslocamento em massa após anos de conflito e insegurança, preços elevados dos alimentos, e agora o caos e os combates no Sudão, irradiando instabilidade por toda a região. Devemos agir agora para evitar que a crise se transforme em catástrofe”, instou.
Guterres, juntamente com os Governos de Itália, Qatar, Reino Unido e Estados Unidos da América, em colaboração com os Governos da Etiópia, Quénia e Somália, realizaram quarta-feira, um evento de doação de alto nível para apoiar a resposta humanitária no Corno de África.
O objectivo do evento é assegurar recursos ampliados para atender às necessidades humanitárias sem precedentes que a região enfrenta este ano e obter dos parceiros humanitários um compromisso para implementar assistência que salvará vidas no Corno de África, uma designação da região nordeste do continente africano.
- Leia Mais
Redes Sociais