Home > Noticias > HÉLDER MUTEIA : O mundo desperdiça anualmente cerca de 1,3 milhões de toneladas de comida
Notícia

HÉLDER MUTEIA : O mundo desperdiça anualmente cerca de 1,3 milhões de toneladas de comida

O antigo Coordenador sub-regional da FAO para África Central, Hélder Muteia, revelou que cerca de 1,3 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, anualmente, em todo o mundo.

Falando Sexta-feira, em Namaacha, província  de Maputo, Muteia disse que com um terço das quantidades de comida que o mundo desperdiça anualmente, seria possível alimentar os cerca de 828 milhões de pessoas que possam fome em todo mundo.

Para Muteia, o nível de desperdício da comida varia em função dos índices do desenvolvimento de cada grupo de países.“Nos países mais pobres os desperdícios acontecem porque faltam infraestruturas, as colheitas são deficitárias, o transporte é feito em condições precárias, sujeitas à chuvas, altas temperaturas e, depois, temos roedores e muitas pragas que acabam destruindo [as colheitas],” explicou Muteia, citado pela AÍM.

Num outro desenvolvimento, Muteia considera que “já nos países mais desenvolvidos, o desperdício vem no momento da comercialização e do consumo, motivados por questões culturais e recreativas, entre outros festivais em que os alimentos são somente deitados fora. Então nos países mais pobres o desperdício ocorre no início da cadeia e nos países mais ricos ocorre no fim da cadeia”.

Hélder Muteia falava durante a aula de sapiência subordinada ao tema: Promovendo uma Agricultura Baseada em Tecnologias Rumo à Fome Zero: O Contributo das Instituições do Ensino Superior em Moçambique, dada por ocasião da IX Cerimónia de abertura do ano académico na Universidade Aberta InSCED.

A fonte disse ainda que para África, há mais de 278 milhões de pessoas que passam fome aguda e mais humilhante. Há também 2,3 milhões de pessoas que passam fome moderada.

“Muitos, em Moçambique, estão nessa situação. Estão naquela luta, (estão) na tangente em que quando conseguem um prato para comer dizem graças a Deus”, vincou.

  • Leia Mais