Home > Noticias > Inundações comprometem metas de produção de açúcar
Notícia

Inundações comprometem metas de produção de açúcar

O Governo reconhece que as cheias e inundações registadas em Fevereiro passado, na província do Maputo, prejudicarão as perspectivas de produção nacional da cana-de-açúcar, comprometendo as metas projectadas de 315 mil toneladas de açúcar na presente campanha agrícola.

Dados preliminares do sector indicam que serão necessários cerca de mil milhões de meticais para recuperar a área perdida, pertencente só ao sector subcontratado, dos quais 650 milhões para o replantio e cerca de 350 milhões para reposição da infra-estrutura de transporte, drenagem, diques, entre outras.

Assim, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, prometeu esta semana trabalhar em conjunto com a indústria açucareira para desenhar um plano específico de reconstrução e modernização, bem como o seu financiamento a fim de aumentar as áreas de produção das empresas do ramo.

Segundo Celso Correia, este trabalho colectivo permitirá atingir a capacidade instalada e ajudar os pequenos produtores de cana-de-açúcar, que são importantes para o sector continuar a abastecer o mercado nacional e exportar para obter divisas.

  • Leia Mais