Home > Noticias > Mais de 20 países confirmam presença na FACIM/Edição 2023
Notícia

Mais de 20 países confirmam presença na FACIM/Edição 2023

Pelo menos 25 países já confirmaram a sua presença na 58ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) que arranca próxima segunda-feira (28) no posto administrativo de Ricathla, distrito de Marracuene, província de Maputo, em Moçambique sob o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”.

O número de países representa um crescimento quantitativo, comparativamente a edição de 2022, que teve uma participação de 22 países.

A FACIM terá também mais de 2.000 expositores, uma edição que será realizada em formato presencial e vai abranger todos os sectores de actividade económica à escala nacional e internacional, com destaque para as actividades desenvolvidas por micro, pequenas e médias empresas.

Falando segunda-feira em Ricathla, durante a cerimónia de lançamento da 58ª edição da FACIM, o ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, avançou que a presente edição introduz algumas inovações para tornar o evento mais atractivo.

Citou como exemplo “o pavilhão da Lusofonia, reservado aos Estados-membros desta organização exporem as respectivas potencialidades de negócios e investimentos”.

Outra inovação tem de ver com País de Honra, tendo apontado a Itália para essa designação pelo facto de participar com uma delegação empresarial de alto nível.

Cabo Delgado ocupa a inovação de província de Honra, e é convidada especial da edição, com direito a participação de um grande número de expositores e delegação de alto nível.

Silvino Moreno revelou que a FACIM também vai expor sobre Inteligência Artificial (IA) e robótica, no espaço reservado para instituições de ciência e tecnologia.

Acrescentou que a exposição sobre IA e robótica serve de preparação da participação de Moçambique na EXPO 2025, que terá lugar na região de Kansai, cidade japonesa de Osaka, e que vai decorrer sob o lema “Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”.

  • Leia Mais