Home > Noticias > Manhiça em risco de enfrentar bolsas de fome
Notícia

Manhiça em risco de enfrentar bolsas de fome

A vila municipal da Manhiça, na província de Maputo, está em risco de enfrentar bolsas de fome, como consequência das últimas chuvas que inundaram 12.768 hectares, provocando a perda de 9.248 hectares de culturas diversas.

Segundo o extensionista da edilidade, Fernando Xirindza, o município perdeu cerca de 52 hectares de banana; 297 de amendoim; 347 de batata-doce; 658 de feijão nhemba; 1.384 de milho; e 6.514 de cana-de-açúcar, dos quais, 6.214 pertencentes a Açucareira da Maragra.

Para fazer face a esta situação, segundo a fonte, a edilidade está a trabalhar em parceria com o governo e parceiros de cooperação, na busca de insumos, sementes, kits, entre outros produtos para os agricultores.

“O Município está a levar a cabo algumas acções junto dos parceiros, visando adquirir sementes e outros produtos para apoiar as famílias que perderam as suas culturas. Estamos a criar um fundo para a compra de sementes para apoiar os produtores, tendo em conta que tivemos uma área de 12.768 hectares inundados, disse Xirindza, em entrevista à AIM.

“Na organização dos solos e na escolha de semente de qualidade, temos dado assistência aos produtores, administrando as boas práticas de produção, de modo que os nossos camponeses possam produzir devidamente, explicou”.

  • Leia Mais