Home > Noticias > Mecanhelas vai processar arroz
Notícia

Mecanhelas vai processar arroz


As obras de construção de uma unidade fabril para o processamento de arroz no distrito de Mecanhelas, maior produtor da província do Niassa, iniciam no primeiro trimestre do próximo ano, permitindo agregar valor a esta cultura de rendimento que emprega a maioria da população.

Segundo o secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, o empreendimento está inserido no âmbito do programa Sustenta, visando responder ao incremento da produção de arroz que se regista nos últimos tempos.

O Sustenta é um programa nacional de integração da agricultura familiar em cadeias de valor produtivas, que tem como o objectivo melhorar a qualidade de vida dos agregados familiares rurais através da promoção de agricultura sustentável (social, económica e ambiental).

Dinis Vilanculos apontou que se trata de um distrito com enormes potencialidades para a produção desta cultura alimentar, nomeadamente terras húmidas, irrigadas principalmente pelas águas dos lagos Chirua, Chiuta, Amaramba, entre outras bacias hidrográficas de regime permanente.

Citado pelo “Notícias”, Vilanculos diz que o produto é absorvido, em grande parte, por intervenientes malawianos, sem, no entanto, resultar em ganhos financeiros esperados para os produtores.

Mecanhelas lidera a lista restrita dos distritos que mais contribuem para o volume de receitas do Estado. Arroz, soja, leguminosas de grão, milho, tabaco, algodão e carne bovina, suína e caprina constituem os principais produtos para consumo e renda dos agricultores.

  • Leia Mais