Home > Noticias > Moçambique e Zâmbia abrem nova era na cooperação económica com agro-processamento nas prioridades 
Notícia

Moçambique e Zâmbia abrem nova era na cooperação económica com agro-processamento nas prioridades 

Moçambique e Zâmbia estão determinados a reforçar e aprofundar a diplomacia económica, tendo em vista a abertura de uma nova era nas relações comercias entre ambos.

Como parte dessa mesma determinação, os dois países realizaram semana passada na província de Sofala, um fórum de negócios que serviu de montra das potencialidades económicas existentes, evento que contou com a participação especial dos respectivos Chefes de Estado, nomeadamente, Filipe Nyusi, de Moçambique, e Hakainde Hichilema, da Zâmbia.

As duas nações, através dos respectivos sectores empresárias públicos e privados, partilharam, na ocasião, oportunidades nas áreas de actividades cruciais como o agro – processamento no Vale do Rio Zambeze, o turismo ao longo do Corredor da Beira, pescas, petróleo e gás, mineração e energia, tendo como base o incremento das trocas comerciais para acelerar o desenvolvimento das duas economias.

No seu discurso de ocasião, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que nas relações comerciais com a Zâmbia deve [Moçambique] jogar um papel preponderante para alavancar as trocas comerciais, tirando proveito dos corredores logísticos através dos complexos ferro-portuários, estradas e portos da Beira e Nacala, nas províncias de Sofala e Nampula, centro e norte de Moçambique.

Alertou que a distância física entre os dois países não deve ser um empecilho e que o fórum de negócios marcava um momento de viragem nas relações comercias, com os dois países a servirem de destinos de investimentos privados.

  • Leia Mais