Home > Noticias > Moçambique reafirma compromisso de industrialização
Notícia

Moçambique reafirma compromisso de industrialização

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, reafirmou , em Niamey (Níger), o compromisso de Moçambique promover a industrialização, dada a sua relevância para o processo de desenvolvimento.

Maleiane reiterou o compromisso durante a 16ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e Governo da União Africana (UA), sobre a Industrialização e Diversificação Económica.

Discursando na sessão à porta-fechada que se seguiu à cerimónia oficial de abertura da cimeira, Maleiane explicou que no âmbito da industrialização o país tem vindo a implementar o Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI), que está alinhado com a agenda da União Africana, da SADC e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o PRONAI, segundo Maleiane, “pretendemos ter a indústria como elemento transformador da economia, promotora da inclusão, coesão social e da paz, rumo a um país de renda média”.

“É assim que temos vindo a implementar medidas e acções para aumentar a produção industrial nacional, privilegiando o uso da matéria-prima local, estimular a produção, comercialização, bem como contribuir para a transformação rural e gerar emprego e renda, em especial para jovens e mulheres”, disse, segundo a AIM.

A título de exemplo, o Primeiro-Ministro explicou que está em processo a implantação, com o apoio financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), um parque agro-industrial, designado Zona Especial de Processamento Agro-Industrial (ZEPA), no corredor Pemba-Lichinga, que visa promover a produção em toda a cadeia de valor agrícola e avícola, com benefícios para as famílias e comunidades das províncias de Cabo Delgado e Niassa.

  • Leia Mais