Mundo deve preparar-se para novos recordes de temperaturas devido ao El Niño
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje para a probabilidade de o fenómeno climático El Nino se formar este ano, elevando as temperaturas a novos recordes.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da ONU, estima que haja 60% de hipóteses de o El Nino se formar até o final de Julho e 80% até o final de Setembro.
O El Nino é um fenómeno climático natural geralmente associado ao aumento das temperaturas e da seca, em algumas partes do mundo, e às fortes chuvas, noutras.
Aconteceu pela última vez em 2018-2019 e deu lugar a um episódio particularmente longo – La Nina -, que causa efeitos opostos e, em particular, uma queda nas temperaturas.
Apesar desse efeito moderador, os últimos oito anos foram os mais quentes alguma vez registados.
Contudo, sem o La Nina, a situação do aquecimento poderia ter sido ainda pior: “atuou como um travão temporário no aumento da temperatura global”, disse secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado, citado pela Lusa.
“O desenvolvimento do El Nino provavelmente levará a um novo pico no aquecimento global e aumentará as hipóteses de se baterem recordes de temperatura”, alertou.
- Leia Mais
Redes Sociais