Home > Noticias > Padronização impulsiona exportação da macadamia
Notícia

Padronização impulsiona exportação da macadamia

As cadeias de valor da macadâmia e castanha de caju no mercado moçambicano vão beneficiar de uma intervenção de padronização de normas de qualidade a fim de ampliar as oportunidades de exportação no plano internacional.

Esta perspectiva advém do facto de o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) estar a trabalhar com a Instituição de Normas do Reino Unido (BSI), no quadro do programa britânico de “Parcerias em Normalização”, cuja primeira fase arrancou em Outubro e o término está previsto para Março de 2024.

O líder destacado pela BSI para este programa em Moçambique, Nigel Croft, explicou que o Reino Unido disponibilizou cerca de 200 mil libras para apoiar na montagem da “infra-estrutura de qualidade”, uma intervenção que está a ser feita, também, em outros 10 países do mundo, após o teste bem-sucedido em Gana e Ruanda.

“A ideia do nosso projecto não é apoiar directamente ao produtor. Trabalhamos com a infra-estrutura de qualidade. Para exportar, o agricultor não só deve ter como precisa demonstrar que tem um bom produto, antes de enviar e o mesmo ser rejeitado na fronteira por terem sido encontrados resíduos de pesticidas ou algo semelhante. Por isso, trabalhamos com o INOOQ, que é a entidade máxima para estabelecimento de normas de qualidade no país”, esclareceu Nigel Croft, citado pelo “Notícias”.

  • Leia Mais