Home > Noticias > Pequenos agricultores com facilidade para aquisição de equipamento agrícola
Notícia

Pequenos agricultores com facilidade para aquisição de equipamento agrícola

A Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI), uma entidade privada, está a criar facilidades para ajudar os pequenos agricultores a adquirir equipamento agrícolas da companhia japonesa Honda, uma iniciativa que visa aumentar a produção e a produtividade, incluindo o acesso ao mercado.

Com efeito, a FENAGRI apresentou quinta-feira em Maputo, produtos e tecnologias agrícolas exclusivamente da Honda, um evento que faz parte de uma iniciativa da Honda South Africa denominada “Programa Embaixador”.

As apresentações incluem arados, subsoladores, pulverizadores automáticos, roçadeiras, escarificadores, enxadas rotativas, grades motobombas, e outros de tecnologia de última geração.

Falando à jornalistas, à margem do evento, o presidente da FENAGRI, Hernani Mussanhane, explicou que o programa em princípio vai apoiar cerca de 60 associações de pequenos produtores. Cada associação pode congregar cerca de 500 membros.

“Não é possível abranger a todos […] esta é uma fase piloto, e vamos tentar abranger o máximo possível, mas aqueles que serão abrangidos terão que fazer a diferença”, disse Mussanhane, citado pela AIM.

Durante um ciclo produtivo, que dura cerca de quatro meses, o equipamento da Honda estará disponível de forma gratuita, cabendo ao pequeno agricultor apenas a responsabilidade de custear o combustível e a manutenção.

Trata-se de uma fase em que o pequeno agricultor deve saber manusear e a mais-valia da maquinaria na sua produção e produtividade.

Segundo Mussanhane, a maior parte dos produtores não tem domínio do manuseio do equipamento, “então esta é uma oportunidade para acesso à mecanização”.

Segundo Mussanhane, a Honda quer ter equipamento disponível para aluguer e colocar o pequeno agricultor a saber utilizá-lo e, por fim, ter a pequena capacidade financeira de alugar as máquinas.

“Após todo este período, acreditamos nós que, com as novas tecnologias, a nova maneira de produzir, este pequeno agricultor poderá conseguir comprar o seu próprio equipamento, seja com prestações, com ou com o apoio da Federação”, disse.

Para a mecanização agrícola, segundo o presidente, não se pode apostar apenas no tractor, porque a nível das pequenas culturas, e principais para o abastecimento diário das cidades, é possível ter uma diferença com os pequenos instrumentos tecnológicos.

No processo de mecanizar o pequeno agricultor, a FENAGRI destaca a figura do agro-dealer para se aproximar cada vez mais ao campo.

  • Leia Mais