Projecto multimilionário italiano identifica Moçambique como país prioritário
A Itália identificou Moçambique como um dos sete países africanos prioritários para beneficiar do Plano Mattei, uma iniciativa do governo Italiano destinada a financiar projectos agrícolas e industriais na África subsariana.
A informação foi revelada em entrevista exclusiva à AIM pelo embaixador italiano em Moçambique, Gianni Bardini, falando à margem da celebração do dia da Itália na 59ª edição da Feira internacional de Maputo (Facim-2024).
“Nós temos uma iniciativa que se chama Plano Mattei. Trata-se de recursos que estão disponíveis para todos os países africanos e para empresários interessados em investir em África”, explicou Bardini.
Sublinhou que “Moçambique foi identificado como um dos sete países prioritários e específicos para iniciativas no sector agrícola.”
Aliás, sobre o sector agrícola o diplomata disse que a Itália já está a desenvolver um projecto na província central de Manica.
“Vamos construir um centro agro-alimentar na província de Manica, perto da cidade de Chimoio [a capital provincial], que deverá ser uma incubadora para trazer à Moçambique tecnologia [agrícola] italiana”, disse.
Explicou que projectos como este ilustram o compromisso da Itália na cooperação com Moçambique.
- Leia Mais
Redes Sociais