Ucrânia: UE mantém veto aos cereais ucranianos em cinco países até 15 de Setembro
As restrições impostas por cinco países da União Europeia (UE) à importação de cereais ucranianos, para proteger os seus agricultores, podem ser estendidas até 15 de Setembro, anunciou ontem a Comissão Europeia, apesar da oposição de Kiev.
Perante o fluxo de cereais ucranianos, que estão a saturar os silos e a influenciar os preços na Europa do Leste, Bruxelas concluiu no final Abril um acordo com cinco países da UE – Hungria, Polónia, Bulgária, Roménia e Eslováquia – que permitia até 05 de Junho a estes estados bloquearem a comercialização de trigo, milho, colza e girassol ucranianos no seu território, desde que não impedissem o trânsito para outros países.
Em comunicado, a Comissão Europeia anunciou o prolongamento do veto e explicou que a UE irá eliminar progressivamente, até 15 de Setembro, as medidas preventivas, excepcionais e temporárias.
A Comissão espera também que os cinco Estados-membros “não mantenham quaisquer medidas restrictivas” após de 15 de Setembro, justificando que agora “continuam a ser necessárias” dadas “as circunstâncias excepcionais de graves estrangulamentos logísticos e o limitado armazenamento de cereais” nestes países.
- Leia Mais
Redes Sociais