Home > Noticias > XVIII CASP: CTA preocupada com atrasos no pagamento aos fornecedores
Notícia

XVIII CASP: CTA preocupada com atrasos no pagamento aos fornecedores

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) manifestou esta manhã a sua preocupação pelo contínuo crescimento dos atrasos no pagamento de facturas por parte do Estado aos empreiteiros e fornecedores de bens e serviços.

O facto foi revelado pelo presidente da CTA, Agostinho Vuma, que falava na abertura da XVIII Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que se realiza sob o lema “Transformação, Inovação, Sustentabilidade e Inclusão para a Competitividade Industrial”.

“Preocupa-nos o contínuo crescimento dos atrasos no pagamento de facturas por parte do Estado aos empreiteiros e fornecedores de bens e serviços”, disse Vuma.

O presidente da CTA acrescentou que o atraso no pagamento revela que as empresas, maioritariamente, as PME estão a financiar o Estado e, com isso, limitando o seu crescimento.

Neste aspecto, nota-se que as despesas das empreitadas, bens e serviços continuam a crescer, tendo, como exemplo, em 2022 atingido o montante de cerca de 46 mil milhões de meticais e que correspondente a uma realização de 99,7 %.

“Aqui, propomos que o Governo crie limites máximos de acumulação dos atrasados para que essa despesa seja controlada e monitorizada. No orçamento anual seja incluída uma rubrica específica para o pagamento dessas facturas atrasadas aos empreiteiros fornecedores de bens e serviços do Estado”, disse, citado pelo Notícias Online .

  • Leia Mais